sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sopa de S. João

Ontem á noite apeteceu-me fazer sardinha assada.
Há imenso tempo que não fazia e como maridão e filhotas estão em casa, de férias, aguardando que a mamã também esteja de férias para irmos todos para o Algarve, resolvi que iria saber-lhes bem um jantarinho tipico de Verão.
Fui ao Pingo Doce e comprei sardinhas -  com óptimo aspecto e sabor ainda melhor - uma broa de milho, pimentos verdes e vermelhos, couve portuguesa e chouriço.
E lá fui eu para casa acender a churrasqueira enquanto fazia o caldo verde (com pouca batata).
Normalmente haveria direito a azeitonas, sangria, sardinhas e caldo verde em dose dupla ou tripla, mas ontem eu comi apenas 2 sardinhas, o equivalente a 1 pimento assado e uma tigelinha pequena de caldo verde (sem chouriço, lol). E bebi água. Não combina nada mas teve que ser.
Mas soube bem ver como eles comiam deliciados. As minhas filhas têm 10 e 6 anos e adoram este tipo de comida. Tenho sorte pois elas comem muito bem sopa (mesmo que não seja passada), legumes cozidos, saladas, peixe cozido, arroz de tomate ou feijão, até bróculos e cenoura cozida elas comem! Nunca as obriguei a comer quando elas se recusavam mas de vez em quando dizias-lhes: "ao menos prova, vais ver que vais gostar e é tão saudável...tenta..." E elas foram apreciando até que hoje comem de (quase) tudo. Mas ás vezes tenho que contar umas historinhas á mais nova  para a convencer a comer a 1ª vez.
Lembro-me de ter feito sardinhada e caldo verde, no dia de S. João, quando ela tinha uns 4 anos.
Ela chorou muito e disse que não queria aquela sopa "horrosa".
Eu queria muito que ela experimentasse pois tinha a certeza que depois até iria gostar. E lá lhe contei uma grande peta (sou perita nisso).
- Sabes amor, hoje é dia de S. João e neste dia toda a gente tem que comer caldo verde senão o S. João fica muito triste. Já viste todo o mundo a comer caldo verde menos tu? Ele vai ficar tão triste contigo, vá faz um esforço por ele.
- E a avó A. também está a comer esta sopa? E o avô A.? E os primos também?
- Claro amor, eles também estão a comer.
- E é só hoje? Amanhã já não preciso comer esta sopa?
- Sim amor é só hoje. Amanhã ou depois só comes se quiseres.
E ela, coitadinha, com peninha do S. João lá comeu o caldo verde. E adorou.
- Ai mamã a sopa do S. João até é boa, gosto muito, dá-me outra rodelinha de chouriço, dás?
E ainda hoje ela chama ao caldo verde "a sopa de S.joão".
Ainda ontem exclamou quando o viu na mesa:
- Que bom mamã fizeste sopinha de S. João!
E sabem como a convenci a provar arroz de cabidela (que eu detesto, ehehe):  disse-lhe que era arroz de chocolate! Ahahah mas nessa ela não caíu. Ainda acreditou mas quando provou topou logo que era uma grande peta da mãe, mas acabou por gostar.
Como só come em casa da minha mãe - que eu recuso-me a fazer em casa - quando o vê na mesa exclama logo:
- Que bom avó fizeste arroz preto, adoro!
É tão fofa a minha bebé ♥

7 comentários:

  1. Arroz de chocolate?!!! hahaha, essa foi uma boa tentativa...
    Olha aqui há muitas lojas desse tipo, sopas, frutas, por acaso é bom. Sempre que almoço fora de casa vou a um desses sitios.
    Agora sardinhas aqui, é uma desgraça. Essas espero para comer quando vou à terra (perto de Peniche) aí sim...

    ResponderEliminar
  2. Eu adoooro arroz de cabidela! Para a minha filha, tiro-lhe o arroz para o prato antes de meter o sangue. Ela não sabe o que perde :) Havia de ter experimentado essa do arroz de chocolate quando ela era pequena...

    Uma vez num restaurante ela viu uma grande taça de mousse de chocolate, arregalou muito os olhos e disse: Ó mãe, quero daquela sopa de chocolate :))

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Também gosto tanto de caldo verde e sardinhas assadas... Pode ser uma dúzia para aqui, se faz favor!

    ResponderEliminar
  4. Deixei-te um selo fofo no meu canto. Passa lá. Beijo

    ResponderEliminar
  5. Não me importava nada de comer isso hoje, hehehehe
    Obrigada pelos parabéns.
    Bjinho grande

    ResponderEliminar
  6. Comentário ao meu post: já tinha pensado que serias a Isa que eu tinha "conhecido" em tempos.... cá estás de cara renovada, não é? Eu criei este novo blog com o intuito de não ser reconhecida... (mas como é por ti, não há problema)... como é? Alinhas nas corridas? lolol

    ResponderEliminar
  7. Esta semana que passou comi arroz de cabidela. O meu marido adora, mas eu para mim tiro para o lado antes de se misturar o sangue ;)

    ResponderEliminar