quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lanches para a escola

Como sabem tenho duas filhas.
A mais velha anda no 2º ciclo e a mais nova no 1º.
No inicio da vida escolar de cada uma foi uma guerra constante devido aos lanches que lhes mandava.
Eu coloco sempre na lancheira de cada uma: 1 pão fresco (que o padeiro traz a casa bem cedinho) com manteiga ou fiambre ou tulicreme ou queijo ou marmelada da avó + 1 iogurte liquido ou muito raramente 1 suminho compal  - isto para o lanche da tarde. As minhas filhas não gostam do leite escolar e portanto eu envio-lhes um iogurte liquido pois já tomam bastante leite em casa. Para a tarde mando uma peça de fruto e 1 pacotinho de bolacha maria ou torrada ou tipo creackers. Depois mando sempre a garrafinha sigg com água.
O que acontece é que as amiguinhas levam sempre: donuts, bollycaos, bolachas de chocolate, batatas fritas de pacote, refrigerantes. Fruta: ZERO!
Eu não acho isto normal. Os pais para não terem que aturar as birrinhas dos filhos fazem-lhes a vontadinha toda e lá vai disto e daquilo, esquecendo-se que estão a criar-lhes maus hábitos e a prejudicar-lhes a saúde.
As minhas filhas no inicio diziam-me: " a mãe da X é que é fixe...manda-lhe batatas fritas, bolos..."
Eu explicava-lhes que um dia elas iam perceber que a fixe era eu e a importância de uns lanches saudáveis.
Se elas gostam de fruta, de pão fresco, de bolachas sem chocolates e afins, de iogurtes, porque haveria de complicar?
Nunca cedi e tentei variar de frutas, aquilo que coloco no pão também vario, os iogurtes também tento variar de marcas, de sabores...isto para não as "enjoar".
A mais velha quando foi para o 2º ciclo pensei que ali não havia o hábito de os alunos levarem lanches.
No meu tempo quem levava lanches de casa era gozado. O fixe era ir ao bar, comer croissants, tostas mistas e donuts. E eu temia que agora fosse assim pois sabia que aos poucos a minha filha poderia criar maus hábitos no lanche. Mas não! Na reunião de inicio de ano os professores pediram para trazer os lanches de casa, que era o melhor para eles.
Foi um alivio e lá continuei a preparar os lanchinhos para ela.

Esta conversa vem a proposito de uma conversa que tive com a mãe de uma colega de turma dela, que ontem me disse que "a tua filha é tão elegante, olha prá minha já viste aquela barriga, aquele rabo? e já tem celulite!" Falamos de meninas de 10 anos! Como a minha filha tinha comentado que essa colega trazia donuts e bolos para o lanche eu não resisti e disse-lhe "sabes eu também tento incutir-lhe bons hábitos alimentares, come sopa quase todos os dias, o lanche é o mais saudável possivel e por exemplo em casa nao há sumos á refeição, só água". Ela argumenta: "que sorte a tua a minha não quer nada disso e sopa...não me lembro de fazer sequer....dá muito trabalho..."
Então não te queixes! Só tenho pena da tua filha.
Para mim também teria sido mais fácil fazer as vontadinhas ás minhas filhas e ter cedido logo no inicio. Eram birrinhas que se poupavam...mas eu quero o melhor para elas.
E não digo que não comem "porcarias". Comem. Ainda ontem foram jantar ao mcdonalds. Mas é algo "controlado".
E hoje a mais nova que adora cenouras pediu que mandasse uma cenoura para o lanche. A mais velha disse-lhe que depois os outros iam goza-la mas ela sacudiu os ombros e não quis saber. E que não me preocupasse que a D. Fátima da escola a descascava.

Eu tive bons hábitos alimentares em criança.
Nunca fui gorda.
Só engordei depois das gravidezes. E dou graças aos meus pais por me terem obrigado a comer sopa todos os dias.

Enfim, foi um desabafo.




3 comentários:

  1. Gostei mto do post.
    Estás de parabéns pelos bons hábitos que tens incutido nas tuas filhas e pelas filhas que tens, que encolhem os ombros e não querem saber se os colegas gozam ou não do lanche.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Olha eu tento fazer o meio termo. A minha leva maçã, iogurte líquido, pão com fiambre, mas também leva bolachas e kinder delice. Às refeições também é só água e como durante a semana ela come sempre sopa ao almoço, só ao fim de semana é que faço mesmo questão de fazer duas refeições de sopa. Numa coisa tu tens toda a razão, é de pequenino que começam a ficar com os bons hábitos. Beijo

    ResponderEliminar
  3. Ah e sabes que mais, há miúdos a cobiçar a maçã que ela leva!! Acreditas? Há pais que enfim...

    ResponderEliminar